Como evitar dor de cabeça em contratos


Evite a frustração de contratos que dão errado

Seja criterioso no escopo do contrato para não ter surpresas

         Quem nunca teve a frustração de um contrato que simplesmente foi um desastre? A celebração de uma acordo de qualquer natureza: Compra de imóvel, compra de uma casa, um contrato de trabalho, de prestação de serviço, de venda, locação de um imóvel, um empréstimo, uma sociedade entre muitos outros tipos que possam ser celebrados teoricamente deveria ser um marco importante para nossas vidas e negócios, mas as vezes não são.

Veja algumas dicas para não ter mais dor de cabeça.

1- Objeto do contrato - Seja específico no que será feito, os detalhes do produto ou serviço, quais as tolerâncias aceitáveis, quais são os desvios de especificações ou condições, quais e quantos recursos devem ser utilizados.

2 - Prazos - Seja claro quando as coisas devem acontecer, quando o contrato inicia e quando acaba.

3 - Preço - É necessário ter máxima clareza sobre os valores aplicados e principalmente sobre os reajuste, quando acontece qual percentual ou índice será aplicado, não deve haver brechas para interpretação do tipo: "eu imaginei que fosse assim"...

3 - Exclusões - Seja objetivo quanto ao " que não será feito" e até onde vão as obrigações de ambas as partes.

4 - Litígio - Seja claro quanto ao que acontece se uma das partes declinar e, em quais circunstâncias, se haverá multa, quais as penalidades e o que acontece se o objeto de contrato mudar quanto tudo já estiver em andamento.

5 - Formalização - Não tenha receio nem preguiça de elaborar uma proposta comercial detalhada e um contrato consistente, mantenha emails e atas de reunião bem guardadas. Formalize tudo por escrito, exija sempre assinaturas e se possível reconhecimento de firma em cartório. Sempre exija e emita "recibos de pagamento", e mantenha-os muito bem guardados para o futuro. Nunca mantenha apenas no verbal.

6 - Gestão do contrato - mesmo depois de fechado, todos os pontos acordados devem ser monitorados até o encerramento.

7 - Se alguma das condições não for favorável aos seus interesses, não tenha medo de "declinar do acordo" antes do fechamento ou se alguma das condições pré-acordadas não forem cumpridas. 

Lembre-se: Ainda que seja seu amigo, ele(a) sempre vai defender seus próprios interesses e na hora da dificuldade não vai se importar com você.

Questione o máximo possível, e sempre exija o termos previamente para que sejam analisados antes do fechamento.

Sucesso e bons negócios.

Expert Consultoria e Projetos   

Por Rui Lima         
   Head/PMO           


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