Já pensou em levar o seu negócio para outros lugares do mundo?????
O mundo está a um clique sabia?
Ainda é pouco explorado e surge muitas dúvidas quando a entrada no mercado internacional, porém é extremamente possível cruzar as fronteiras e realizar negócios em outros países.
É importante compreender que um negócio internacional não restringe-se exclusivamente a importação e exportação. O fluxo de negócios distinguem-se em duas formas Inward (de fora para dentro do país) e outward (de dentro para fora do país).
Assim, o processo de internacionalização pode acontecer em diversas formas:
- Importar de qualquer pais do globo.
- Exportar para qualquer país do globo.
- Receber investimento de fora e produzir no próprio país.
- Enviar recursos para outro pais na compra de participação de outros negócio.
- Abrir uma subsidiária produtiva em outro país
- Abrir uma subsidiária comercial em outro pais e receber/comercializar os próprios produtos produzidos no pais de origem.
- Trazer tecnologia de outro pais a aplicar no próprio país (adquirir direito comercial/ marca etc).
- Nacionalizar alguma tecnologia (copiar) vinda de outro país obtendo direito local.
- Enviar tecnologia para outro pais na forma de direito
- Adquirir produtos e/ou serviços de outros países, beneficiar e comercializar com outros países.
- Criar parcerias comerciais internacionais/fusões/aquisições
Os principais problemas estão relacionados as complicações de legislação (risco país), tributação, cultura e preparo interno para competir a nível internacional em qualidade, prazo e preço com países desenvolvidos.
Contudo, o mundo digital se tornou um grande aliado para minimizar as barreiras que dificultam esse processo quanto ao acesso a informação e também quanto a facilidade de comunicação e interação com outros países.
A internacionalização deve fazer parte de uma estratégia definida pela empresa o que exigirá competência e determinação para atender as exigências internacionais. Porém, hoje isso já não tão difícil.
Como fazer???????
1 - defina que tipo de fluxo deseja trabalhar (inward ou outward)
2 - antes de querer conhecer outros mercados, conheça primeiro o seu mercado, o Brasil tem um mercado doméstico grande, é um pais de muitas riquezas naturais e versatilidade/maleabilidade cultural então use isso como um fator predominante.
3 - aposte na diferenciação e na qualidade, coisas novas e inovadoras trazem "dinheiro novo" e disparam o alerta de investidores e possíveis parceiros.
4 - busque oportunidades, cenários e situações que tragam oportunidades de melhorias de qualidade, redução de custo e principalmente ganho de escala.
5 - trabalhe o branding do seu projeto, existem diversas consultorias e pessoas qualificadas que podem devolver um excelente trabalho de publicidade (website, logo, material etc). Explore as redes sociais que possibilitam alcance exponencial com baixo custo.
6 - estude os "clusters" do seu negócio (concentração de empresas num segmento que serão o seu alvo)
7 - trabalhe a regionalidade, distancia é um fator importante, se você pode desenvolver um mercado na
Argentina ou Uruguai (que é perto) porque ir para Europa ou Ásia? a menos que essa seja a sua estratégia de negócio.
Argentina ou Uruguai (que é perto) porque ir para Europa ou Ásia? a menos que essa seja a sua estratégia de negócio.
8 - Procure parceiros locais para ajudar a introduzir o seu negócio, tenha agentes comissionados.
9 - Estude as questões jurídicas e comerciais de cada local
10 - Faça um estudo de risco de todas as fases do projeto (tudo que pode dar errado.)
11 - Tenha um plano de contingência (plano de ação para cada situação que pode dar errada)
12 - Estudo os custos de implantação.
E por último, negócios de sucesso nascem todos os dias no mundo inteiro, seja visionário, acredite no que você faz e procure superar a cada dia. Lembre - se você está aqui, mas o mundo inteiro pode te ver com apenas um clique, essa é a sua chave para o mundo.
Sucesso nos negócios.
Expert Consultoria e Projetos
Por Rui Lima
Head/PMO
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