Como elaborar um proposta comercial do seu produto ou serviço de forma profissional?

Você sabe como elaborar uma proposta comercial eficiente e segura para o seu produto ou serviço??

Proposta técnica

Um dos grandes desafios para qualquer empresa é elaborar uma proposta comercial eficiente e segura, para as pequenas empresas e para que está iniciando um negócio é mais difícil ainda, surgem algumas duvidas e pontos específicos que se você errar sua proposta poderá ser facilmente descartada. Veja as principais dúvidas.

1° Preço - é muito difícil encontrar um preço competitivo e adequado as expectativas de lucro.

2° Condições comerciais - O que escrever na proposta??

3° Formatação da proposta - Escrevo no corpo do email, entrego impresso, anexo um arquivo?

DICAS

1 - Elabore um padrão de proposta e tenha arquivado para quando necessário apenas edita- lo. Dependendo do tipo de produto ou serviço você pode ter dois tipos de propostas que podem ser usadas juntas ou separadas.

a) Proposta comercial - com um formato parecido com um contrato, onde você coloca as regras da negociação, valores etc.

b) Proposta técnica - é usado em situações onde você precisa detalhar quantitativamente vários itens com preço unitário, subtotal, total, encargos etc.

2 - Formatação da proposta - a proposta comercial deve ser elaborada em MS Word e a proposta técnica em MS Excel, a proposta comercial após formatada deve ser convertida para pdf para que não seja alterada.

A proposta deve ter:

a) Logotipo da empresa
b) Dados gerais
c) numeração de controle
d) Revisão
e) Dados do contrante
f) corpo da proposta

3) A composição do preço pode ser elaborada de varias formas, usando até modelos sofisticados de cálculo, contudo você deve minimamente observar:

a) Preço de mercado - ficar muito abaixo é ruim, e ficar muito acima também é ruim, os extremos geralmente são descartados.

b) Estrutura do preço - minimamente você deve calcular o seu custo (direito e indireto) + impostas + margem de lucro = Preço final.

4) Itens essenciais -  Alguns itens são vitais, se você não considerar poderá ter sérios problemas veja:

a) Condições comerciais - como você vai trabalhar, quais as limitações do seu trabalho, quais recursos serão utilizados, quais exigências a serem cumpridas pelas partes.

b) Prazo - trabalhe com o "seu prazo", alguns tipos de contratos incluem cláusulas de multas e se você descumprir poderá ser penalizado financeiramente.

c) Escopo - (objeto do contrato) Detalhe o que você vai fazer, quais as características do seu produto ou serviço.

d) Exclusões - Não dê margem para interpretações difusas ou "espertos", seja claro e redundante quanto aos pontos que não serão executados e as limitações do seu trabalho.

5) Propostas avançadas, existem situações de fornecimento mais complexas que exigem um maior grau de planejamento, veja alguns itens que pode ser incluídos.

a) Cronograma - Dependendo da situação é necessário elaborar uma "timeline" com todos os itens e pontos a serem executados, os prazos de cada item e o responsável.

b) Organograma - Também em situações específicas você precisa evidenciar quais os responsáveis por cada atividades.

c) Fluxograma - Dependendo da complexidade do seu trabalho você pode apresentar um fluxo executivo com cada fase do trabalho.


Observação - é importante ser maleável nas negociações quanto as condições, prazos e preço, contudo é fundamental ser firme quanto as suas condições comerciais, a proposta fará parte do seu contrato, e poderá ser usado no futuro em juízo caso alguma das parte não cumpra. Então, não abra mão de formalizar por escrito, isso vai demonstrar profissionalismo e confiança entre as partes.

Expert Consultoria e Projetos   

Por Rui Lima         
   Head/PMO         

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