Como elaborar um proposta comercial do seu produto ou serviço de forma profissional?
Você sabe como elaborar uma proposta comercial eficiente e segura para o seu produto ou serviço??
Um dos grandes desafios para qualquer empresa é elaborar uma proposta comercial eficiente e segura, para as pequenas empresas e para que está iniciando um negócio é mais difícil ainda, surgem algumas duvidas e pontos específicos que se você errar sua proposta poderá ser facilmente descartada. Veja as principais dúvidas.
1° Preço - é muito difícil encontrar um preço competitivo e adequado as expectativas de lucro.
2° Condições comerciais - O que escrever na proposta??
3° Formatação da proposta - Escrevo no corpo do email, entrego impresso, anexo um arquivo?
DICAS
1 - Elabore um padrão de proposta e tenha arquivado para quando necessário apenas edita- lo. Dependendo do tipo de produto ou serviço você pode ter dois tipos de propostas que podem ser usadas juntas ou separadas.
a) Proposta comercial - com um formato parecido com um contrato, onde você coloca as regras da negociação, valores etc.
b) Proposta técnica - é usado em situações onde você precisa detalhar quantitativamente vários itens com preço unitário, subtotal, total, encargos etc.
2 - Formatação da proposta - a proposta comercial deve ser elaborada em MS Word e a proposta técnica em MS Excel, a proposta comercial após formatada deve ser convertida para pdf para que não seja alterada.
A proposta deve ter:
a) Logotipo da empresa
b) Dados gerais
c) numeração de controle
d) Revisão
e) Dados do contrante
f) corpo da proposta
3) A composição do preço pode ser elaborada de varias formas, usando até modelos sofisticados de cálculo, contudo você deve minimamente observar:
a) Preço de mercado - ficar muito abaixo é ruim, e ficar muito acima também é ruim, os extremos geralmente são descartados.
b) Estrutura do preço - minimamente você deve calcular o seu custo (direito e indireto) + impostas + margem de lucro = Preço final.
4) Itens essenciais - Alguns itens são vitais, se você não considerar poderá ter sérios problemas veja:
a) Condições comerciais - como você vai trabalhar, quais as limitações do seu trabalho, quais recursos serão utilizados, quais exigências a serem cumpridas pelas partes.
b) Prazo - trabalhe com o "seu prazo", alguns tipos de contratos incluem cláusulas de multas e se você descumprir poderá ser penalizado financeiramente.
c) Escopo - (objeto do contrato) Detalhe o que você vai fazer, quais as características do seu produto ou serviço.
d) Exclusões - Não dê margem para interpretações difusas ou "espertos", seja claro e redundante quanto aos pontos que não serão executados e as limitações do seu trabalho.
5) Propostas avançadas, existem situações de fornecimento mais complexas que exigem um maior grau de planejamento, veja alguns itens que pode ser incluídos.
a) Cronograma - Dependendo da situação é necessário elaborar uma "timeline" com todos os itens e pontos a serem executados, os prazos de cada item e o responsável.
b) Organograma - Também em situações específicas você precisa evidenciar quais os responsáveis por cada atividades.
c) Fluxograma - Dependendo da complexidade do seu trabalho você pode apresentar um fluxo executivo com cada fase do trabalho.
Observação - é importante ser maleável nas negociações quanto as condições, prazos e preço, contudo é fundamental ser firme quanto as suas condições comerciais, a proposta fará parte do seu contrato, e poderá ser usado no futuro em juízo caso alguma das parte não cumpra. Então, não abra mão de formalizar por escrito, isso vai demonstrar profissionalismo e confiança entre as partes.
Expert Consultoria e Projetos
Por Rui Lima
Head/PMO
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